Desinfecção de alto nível: O que é e quais as vantagens

Em tempos de cuidado com a limpeza e higienização, a desinfecção de alto nível se tornou algo essencial para estabelecimentos e locais que se preocupam com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e membros.

A desinfecção é um processo muito útil para hospitais, clínicas, consultórios e outros estabelecimentos profissionais que trabalham com saúde. Isso porque esses locais estão constantemente expostos a vírus e bactérias nocivas para a saúde humana. Além disso, em tempos de pandemia e coronavírus, os cuidados com saúde e limpeza se tornaram ainda maiores. 

O que é desinfecção?

Primeiramente, para entendermos o processo de desinfecção de alto nível, é preciso entendermos o que é desinfecção. Trata-se do processo de reduzir os microrganismos de um certo local até o ponto de ficar seguro para a saúde humana.

Ou seja, consiste em eliminar 99,9% dos vírus, bactérias e outros agentes prejudiciais. Ela não elimina completamente, mas deixa a presença deles tão baixa que passa a ser seguro para a saúde e o bem-estar humano. 

Como dito anteriormente, ela é muito indicada para locais que trabalham diretamente com pessoas doentes e agentes infecciosos graves, como hospitais, clínicas, consultórios médicos e outros ambientes semelhantes. 

Ela não é indicada para locais mais arriscados, como salas de cirurgia. Nesse caso, o mais indicado é a esterilização, mas isso será conteúdo para outro artigo. 

Desinfecção De Alto Nível

Além disso, existem três tipos diferentes de desinfecção: desinfecção de baixo nível, nível intermediário e desinfecção de alto nível. Nesse artigo, iremos tratar sobre esse terceiro tipo de desinfecção, a de alto nível, recomendada para locais mais arriscados e sujeitos a agentes infecciosos mais graves.

Ela é capaz de combater microrganismos mais fortes e resistentes, como, por exemplo, bactérias em estado vegetativo, vírus e fungos.

Por que ela é tão importante?

Por que a desinfecção de alto nível é tão importante para empresas de alto risco? Pois os fungos e vírus que ela elimina podem ser muito nocivos para a saúde humana. Dentre as doenças causadas por fungos, podemos citar: tinha, candidíase, aspergilose, histoplasmose, esporotricose entre outras.

No caso dos vírus, os seus problemas para a saúde humana são amplamente conhecidos. Como dito, ela é responsável pela eliminação de 99,9% por microrganismos do local.

Desinfecção e o coronavírus

Os processos de sanitização e desinfecção receberam mais importância atualmente, na pandemia que estamos vivendo desde o começo de 2020. Isso fez com que muitas empresas e pessoas se preocupassem ainda mais com a questão da higiene e do controle de microrganismos.

Ainda falaremos com mais profundidade sobre a relação de desinfecção e a Covid-19 em outro artigo, no entanto, podemos dizer que a desinfecção de alto nível é eficiente na eliminação do coronavírus.

Isso porque a desinfecção de alto nível é capaz de eliminar todos os vírus e fungos de um determinado ambiente, desde que feita corretamente. Os microrganismos que ela não elimina é a presença elevada de esporos bacterianos, nesse caso, o processo recomendado seria a esterilização.

Quer conhecer produtos de desinfeção realmente eficazes, confira nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×